Orientações Acadêmicas - Parte II

terça-feira, 30 de março de 2010


Transferência

Será permitida a transferência interna e externa para os Cursos de Graduação da UESB. A inscrição será realizada em período determinado no Calendário Acadêmico. As informações a respeito do número de vagas de cada curso e os requisitos necessários são divulgadas em Edital.
No período de 27 a 29 de abril estarão abertas as inscrições do Processo Seletivo de Transferência para o período 2010.2.

Aproveitamento de Estudos

Será permitido o aproveitamento de estudos feitos na própria UESB ou em instituições congêneres de Ensino Superior, nacionais ou estrangeiras, oficiais ou particulares, reconhecidas e autorizadas, após o estudo de equivalência de disciplinas até o período de dez anos. O aproveitamento de estudos deverá ser solicitado, pelo estudante, ao colegiado, através da Secretaria Geral ou Setorial de Cursos, que emitirá parecer, ouvidos os departamentos responsáveis pelas disciplinas em questão. O aproveitamento de estudos possui uma Resolução Específica que é a 37/2009. Acesse esta Resolução aqui.

Avaliação do Rendimento Escolar

A avaliação do rendimento escolar será feita em cada disciplina, durante o semestre letivo, no tocante ao aproveitamento e assiduidade, ambos eliminatórios por si mesmos, atendidos aos planos de ensino e programas respectivos à disciplina.
A assiduidade será apurada pela freqüência às aulas teóricas, aos trabalhos escolares, aos exercícios de aplicação, aos estágios e atividades práticas, bem como a outras atividades exigidas pelo docente responsável pela disciplina. A freqüência do aluno é obrigatória a todas as atividades desenvolvidas por disciplina, considerando-se reprovado por falta, o estudante com freqüência inferior a 75% da carga horária, qualquer que seja a nota correspondente ao aproveitamento.
As verificações de aprendizagem serão atribuídas notas de 0 a 10, utilizando-se até a primeira casa decimal. Quando o algarismo correspondente ao centésimo for igual ou superior a 5, acrescentar-se-á um décimo de nota, suprimindo-se a casa centesimal e, quando, for menor de 5, será desprezado.

Aprovação

Será considerado Aprovado, independente de Prova Final, o aluno que, durante o período letivo, tenha freqüência mínima de 75% e média igual ou superior a 7 (sete). A Média Geral (MG) é a média aritmética das avaliações das 3 unidades, e a Média Final (MF), do aluno isento de Exame Final (EF), é igual à sua Média Geral.
Deverá realizar Exame Final o aluno que, tendo freqüentado 75% das atividades das disciplinas durante o período letivo, tenha obtido Média Geral igual ou superior a 2,8 e inferior a 7,0.

0 comentários: