PROJETO DE PESQUISA - UESB/JEQUIÉ
EM BUSCA DO ELO PERDIDO ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA DOS ESCOLARES QUE APRESENTAM TRANSTORNOS EMOCIONAIS: POR UM OLHAR ECOLÓGICO


Coordenadora: Profa. Ms Sandra Suely de Oliveira Souza


EQUIPE EXECUTORA:

Profa do Departamento de Saúde-DS:
Dra Luzia Wilma Santana da Silva


Discentes do curso de Pedagogia:
Andréa Santana Correia
Cleide Selma Pereira dos Santos
Elisângela Soares Ribeiro
Elinélia Santos Oliveira
Ioneide Soares Soglia
Larissa Monique de Souza Almeida


RESUMO

A família como sistema das primeiras trocas afetivas entre os indivíduos, assume papel de grande relevância na organização e desenvolvimento psicossocial da criança. É nesse primeiro cenário que serão inscritas as primeiras construções/representações que irão repercutir e determinar em grande parte os diferentes estágios de desenvolvimento humano. Todavia, outros sistemas corroboram nesse processo tais como a escola, a igreja e o meio sócio-cultural, em geral, todos esses sistemas sociais estão presentes influenciando no processo de construção e organização da personalidade dos indivíduos. A pesquisa que ora propomos, versa pelo caminho interpretativo dos elementos subjacentes ao complexo universo humano permeado pelas contradições, pelas fragilidades e pela incompletude. Assenta-se num referencial teórico da complexificação das relações vinculares humana numa perspectiva sistêmica e sua transversalidade com a abordagem da ecologia do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner.


PALAVRAS-CHAVE: Escola, família, desenvolvimento humano, transtornos emocionais, vínculo.

CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA


É possível criar um espaço comunicativo entre o sistema familiar e escolar como via de acesso aos aspectos estruturantes/desestruturantes do psiquismo dos escolares que apresentam transtorno emocional?
A partir de algumas indagações, o interesse por esta pesquisa teve seu nascedouro em 2009 quando então criamos um projeto de trabalho empírico para ser desenvolvido pelos discentes do curso de Pedagogia objetivando identificar se nas escolas da rede pública do município de Jequié apresentam casos de escolares que sofrem algum tipo de transtorno de personalidade e como esta questão é tratada no espaço escolar.
A partir das reflexões levantadas, percebemos que não há nas escolas um trabalho restaurador do vínculo famíliar e escolar para cuidar de maneira integral e contínua dos alunos que sofrem de algum transtorno psíquico. Quando é evidenciado o problema, o apoio acontece de forma isolada, ou seja, a família e a escola como sistemas vinculares não participam do processo. Desse modo, ocorre o que se pode chamar de “fratura” no acompanhamento porque não há uma relação recíproca entre os sistemas familiar, escolar e indivídual (sistema psíquico).
Acreditamos ser possível fomentar estudos que articulem a saúde e a educação. Esta comunicação de saberes já acontece desde 1999 na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, no campus de Jequié, quando então, passamos a desenvolver atividades de extensão no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família – NIEFAM. Trata-se de um Núcleo de pesquisa, ensino e extensão que versa sobre a abordagem qualitativa apoiado na interdisciplinaridade dos pressupostos epistemológicos do pensamento sistêmico, cujo objetivo é desenvolver estratégias de cuidado à família em convibilidade com a condição crônica de um de seus subsistemas familiares com vista à atenção/cuidados ao processo saúde-doença e o viver humano na sua complexidade, contextualidade, interdisciplinaridade como pressuposto epistemológico para a ação em saúde da família.
Dentre as ações desenvolvidas, damos apoio psicanalítico as famílias contribuindo nos casos de pessoas portadoras de sofrimento psíquico na tentativa de vincular a interação dos membros da família e experiências passadas atualizadas através da interpretação transferencial. O diálogo entre saúde e educação aproxima saberes para contribuir numa pespectiva psicoeducacional por oferecer suporte as famílias para a mudança comportamental.
Esta pesquisa também conta com o apoio do grupo RECOM - Rede de Estudos da Complexidade (UESB-Vitória da Conquista). O núcleo foi criado em 2004 por professores pertencentes aos Departamentos de Ciências Naturais (DCN), Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e de História (DH) e está alicerçado nos princípios contidos na epistemologia da complexidade. O RECOM busca praticar o “abraço dos saberes”, com ações de caráter inter e transdepartamental, centrado na construção solidária de um pensar-agir complexo que seja capaz de superar a fragmentação do conhecimento e o reducionismo mutilante do pensamento e da vida.
Para a realização da pesquisa, uma vez que esta é uma atividade que envolve planejamento, organização e sistematização, com vistas à produção de novos conhecimentos, será adotado um estudo de caso na perspectiva da abordagem qualitativa, buscando um referencial teórico-metodológico que permita compreender a complexidade dos fenômenos, fundamentado na ecologia do desenvolvimento humano. Tendo esta pesquisa, a necessidade de se estar buscando constantemente novas indagações e novas respostas com a finalidade de penetrar na realidade educacional, serão também empregadas as técnicas da coleta e da análise e seus respectivos dispositivos: observação participante, entrevista semi-estruturada, análise documental, estudo bibliográfico, unidades de significação e categorização.
Realizada a pesquisa e a análise de seus resultados, as informações serão sistematizadas e organizadas e se constituirão em acervo bibliográfico consultivo e material para publicação científica, disponibilizados às comunidades acadêmicas, aos órgãos públicos, privados e demais interessados na pesquisa. Esperamos que, com os resultados da construção desse conhecimento, possamos estar colaborando com o desenvolvimento educacional e social, possibilitando um olhar e escuta mais cuidadosa e refinada por parte dos educadores, das famílias e órgãos públicos de saúde e educação.

OBJETIVOS

Geral
Descrever os meandros das redes complexas: família e escola, como sistema intercomunicante para a formação de sujeitos-cidadãos que se encontram em estado de transtorno emocional.

Específicos


· Identificar os elementos subjascentes no contexto relacional-vincular que configuram as redes intercomunicantes entre a escola e a familia dos escolares que apresentam transtornos emocionais.

· Discutir os elementos subjascentes encontrados com vistas a análise compreensiva a guisa de subsidiar a aproximação relacional-vincular entre escola e família.

· Difundir os resultados encontrados para os órgãos públicos de educação e saúde no direcionamento de políticas públicas de atenção à saúde do escolar em enfrentamento ao transtorno emocional.

0 comentários: