RESULTADO FINAL DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - SUBPROJETO DE BIOLOGIA

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Priscila Silva de Figueiredo
Marcio Néri Oliveira
Milena Ferreira do Santos
Patrícia Silva
Paulo Roberto Silva
Elaine Rios da Silva
Viviane Barbosa Maciel
Mabel Sarabela Nascimento Almeida
Jefferson Souza Santos
Roberval Santos Dourado Júnior
Carla Andréia Pereira Novaes
Irleide Santos Oliveira
Maria Aparecida Pires Santos
Tarsila Andrade de Novais
Luiza Aparecida de Souza Silva
Genaciara Nogueira Frutuoso

Projeto de Extensão: Tecnologias da Informação e Comunicação

sexta-feira, 16 de abril de 2010





Estão abertas as inscrições para o Curso de Tecnologias da Informção e Comunicação e Novas Práticas Pedagógicas.

Público alvo: alunos do curso de Pedagogia da UESB e professores da Rede Municipal

Entre no link abaixo, conheça a proposta do curso e se inscreva: http://ticsnaeducacaouesb.blogspot.com/

Para reflexão:

“Quem se rende à tentação do ninho, jamais aprende a voar; quem não se aventura pelos mares, verá o casco do seu barco apodrecer em pleno cais; quem não ousar na vida profissional, ficará superado porque não foi capaz de dialogar com as mudanças que o tempo ofereceu”.

(Autor Desconhecido)


Socorro Cabral

Aulas de Educação Física

EDUCAÇÃO FÍSICA I - Professor Temístocles, terça-feira, das 19 às 21 h

EDUCAÇÃO FÍSICA II - Professor Juraci Reis, terça-feira, das 6 às 18 h

EDUCAÇÃ FÍSICA III - Professor Juraci Reis, terça-feira, das 6 às 18 h

FIQUE POR DENTRO!

quinta-feira, 15 de abril de 2010


As inscrições para o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) foram prorrogadas até sexta-feira (16/04/2010).

Estão abertas as inscrições para Seleção de Bolsas de Projeto de Extensão no período de 14 a 19/04/2010. As inscrições serão realizadas no Departamento responsável pela Bolsa. Para obter mais informações acesse aqui o Edital da seleção.

PROJETO BRINCASOL SELECIONA BOLSISTAS DE EXTENSÃO

SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PROJETO DE EXTENSÃO

PROJETO BRINCASOL: Espaço de formação continua em educação infantil

Data da seleção: 19/04/2010

Local: NELIN

Horário:9:00 às 12:00

Para seleção:

  • Entrevista
  • Currículo
  • Prova

Temas para prova: Importância do brincar para educação infantil
Ludicidade e Educação


Professora Marilete Calegari Cardoso
UESB/ Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia


Oportunidade de Bolsa! Fique de olho!

quarta-feira, 14 de abril de 2010


Estão abertas as inscrições para seleção de Bolsistas de Iniciação à Docência para o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/UESB). O Edital está disponível no site da UESB, neste link aqui. Para os alunos do Curso de Pedagogia são oferecidas 15 vagas.
As incrições acontecem até hoje (14/04/2010), das 14 às 20 h no Laboratório de Educação Matemática (Módulo de Laboratórios).
Visitem o blog do PIBID e fiquem por dentro das novidades!

Projeto de Extensão "Um olhar Antropológico sobre a Surdez: a Língua Brasileira de Sinais, linguagem e desenvolvimento humano"

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Projeto de Extensão “Um olhar Antropológico sobre a Surdez: a Língua Brasileira de Sinais, linguagem e desenvolvimento humano” coordenado pela professora Sirlândia Santana, convida a todos que possuem o curso básico de Libras para participarem do Projeto de Extensão, ano 2010 a ser desenvolvido durante o primeiro e segundo semestre.

Segue em anexo programação dos encontros do primeiro semestre.

Agradecemos a colaboração e nos colocamos a disposição para qualquer esclarecimento.


PROGRAMAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO 2010

ENCONTROS

DATAS

Abril

16 e 17

Maio

07 e 08

Junho

11 e 12

Seminário

29/04 ou 20/05

OBSERVAÇÕES:

  1. A carga horária total do projeto será de 80 horas, sendo que a programação do 2º semestre será divulgada no início do 2º semestre;
  2. Os encontros aconteceram nos dias de sexta-feira, no período das 18:30 às 22:30 e nos sábados das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00.
  3. Outras informações poderão ser obtidas através dos e-mails: lucasmarconi@gmail.com oulaisrmacedo@hotmail.com e do telefone: (73)3528-9713;

Orientações Acadêmicas - Parte IV

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Hoje finalizaremos as nossas orientações acadêmicas falando sobre alguns direitos dos alunos na UESB.

Exercícios Domiciliares

É o atendimento domiciliar concedido a alunos merecedores de tratamento excepcional, tais como:
I – Portadores de afecções congênitas adquiridas;
II – Portadores de infecções;
III – Portadores de traumatismo ou outras condições mórbidas, determinando distúrbios agudezados por:
- Incapacidade física, incompatível com a freqüência aos trabalhos escolares;
- Ocorrência isolada ou esporádica;
- Duração que não ultrapasse o máximo para a continuidade do processo pedagógico de aprendizagem;
IV – Gestantes

Procedimentos:
O aluno deverá requerer, através da Secretaria de Cursos, à Direção do Departamento do qual estiver cursando disciplinas, sua inclusão no regime especial, de acordo com o previsto no Decreto Lei 1.044/69. Maiores informações, sobre o regulamento de exercícios domiciliares, constam na Resolução do 39/2009.

Revisão de Prova

Será facultado ao aluno, solicitar revisão de prova, até 48 horas após a divulgação dos resultados. O pedido de revisão, devidamente fundamentado, deverá ser dirigido ao Diretor do Departamento, que o submeterá à avaliação da plenária do Departamento.

Pedido de 2ª Chamada

Ao aluno que por problemas de saúde comprovados por atestado médico, faltar a alguma das avaliações, será permitido solicitar 2ª chamada. O pedido, devidamente justificado (ver Resolução CONSEPE nº 06/97), deverá ser solicitado ao Departamento até 72 horas após a realização da avaliação.

Dispensa de Educação Física

A Educação Física é uma disciplina de legislação específica, oferecida nos Cursos de Graduação da UESB, em 3 semestres letivos, com a duração de 30 (trinta) horas-aulas em cada semestre. Será aprovado o aluno que obtiver freqüência em, pelo menos, ¾ das horas-aulas, com efetiva participação nas atividades. Poderão solicitar dispensa de Educação Física:

- Maiores de 30 anos;
- Alunas que tenham filhos;
- Alunos que estejam prestando serviço militar;
- Alunos-trabalhadores com jornada de trabalho igual ou superior a 30 horas semanais;
- Alunos com problemas de saúde previstos no Decreto Lei nº 1044/69.

A dispensa deverá ser solicitada pelo aluno, na Secretaria Setorial de Cursos, nos períodos estipulados pelo calendário universitário, mediante a apresentação de documento comprobatório que assegure a dispensa. A dispensa deverá ser solicitada para Educação Física I, II e III num mesmo período letivo, nos dois primeiros casos ou após a matrícula, a cada semestre em que a disciplina for oferecida, nos casos restantes.


Assim, concluímos as nossas orientações cientes de que elas não se esgotam e por isso colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Algumas dicas importantes:

Acompanhamento da vida acadêmica

O aluno deverá acompanhar periodicamente a integralização do seu curso, conferindo: disciplinas cursadas, disciplinas optativas, atividades complementares e a situação em Educação Física.

Outras Situações

Em caso de reclamações diversas referentes ao curso e/ou às relações interpessoais, o Colegiado só se manifestará se houver um comunicado oficial/documentado por parte do interessado.

Orientações Acadêmicas - Parte III

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Dando continuidadade às orientações acadêmicas, hoje falaremos sobre Atividades Complementares, Disciplinas Optativas e o Trote.

Atividades Complementares

Atendendo as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação, a UESB aprovou através da Resolução CONSEPE 58/2009 os critérios para aproveitamento da carga horária de atividades complementares (atividades acadêmico-científico-culturais). As atividades complementares são práticas acadêmicas obrigatórias para os alunos dos cursos de graduação da UESB. Essas atividades terão carga horária de 200 (duzentas) horas devendo distribuir-se ao longo do curso. A carga horária será contada de acordo com o barema estabelecido pela Resolução 58/2009. A cada semestre, de acordo com período estabelecido pelo colegiado, o aluno deverá entregar a cópia dos certificados para verificar o cumprimento da carga horária.
Acesse a Resolução e o Barema clicando aqui.

Disciplinas Optativas

O currículo do Curso de Pedagogia estabelece o cumprimento de 4 disciplinas optativas ao longo do curso, além das disciplinas de natureza obrigatória. As disciplinas consideradas optativas estão estabelecidas no Projeto Pedagógico do Curso. É de responsabilidade do aluno acompanhar o cumprimento de todas as disciplinas optativas, observando o cumprimento da carga horária de pelo menos 225 h que equivale a 3 disciplinas com carga horária de 60 h e 1 disciplina de 45 h.
Acesse aqui o fluxograma do curso.

O Trote

Através da Resolução CONSU nº 001/90, a UESB regulamentou das penalidades previstas para os alunos envolvidos em trotes que impliquem em constrangimento da integridade física e moral do discente calouro. Eis as penalidades imputadas aos infratores:
- Se primário, suspensão por 90 (noventa) dias letivos (equivalente a um semestre) e denúncia ao Ministério Público para responder criminalmente pelos atos cometidos;
- Se reincidente, eliminação dos quadros da Universidade e denúncia ao Ministério Público para responder criminalmente pelos atos cometidos.